Flores, ingredientes, temperos, velas, pratos, travessas, balde
de gelo, bebidas, trilha sonora. Por onde começar? Dê a partida com a lista de convidados. De
nada adianta fazer uma produção cinematográfica para uma festa se a turma não
sabe interagir – e se divertir! “Toda festa tem de ter gente formal e informal,
divertida e careta, de todas as idades, uma boa mistura. O sucesso
depende das pessoas. São elas que dão vida à festa”, ensina o florista Vic Meirelles.
Como não dá para convidar todos os amigos e a árvore genealógica
inteira, comece a lista pelos que são de casa, ou melhor, pelo “elenco fixo”,
como sugere a jornalista Chris Campos,
autora do Almanaque das festas instantâneas (Ed. Memória Visual). “Em seguida,
parta para o ‘elenco convidado’: aquele que você não vê há tempos, uma nova
amiga do trabalho, um amigo de outro...”
Para
diminuir a síndrome do “acho que não vem ninguém” ou não esquecer algum item
importante, tenha ao lado um fiel escudeiro. Pode ser uma amiga querida, o
marido/namorado, a irmã, a prima... Alguém que possa ajudar nos ajustes dos
últimos detalhes, que amenize a angústia da espera e que fale que tudo vai sair
às mil maravilhas. E relaxe: depois das dicas a seguir, sua festa só pode dar
certo.
1 - Bebida sob medida
Não
é difícil achar na internet fórmulas de cálculo de bebidas para o regabofe.
Além dessas referências, entretanto, é preciso avaliar o perfil de seus
convidados e a ocasião. Vai ser um almoço com três horas de duração ou daqueles
que acabam emendando com o jantar? Que opções agradam à maioria dos convidados?
“Servir caipirinha, uísque, champanhe, vinho, cerveja, tudo, é até
deselegante”, avisa a banqueteira Aninha Gonzalez. Em vez de montar um balcão
etílico que mais parece balada de república estudantil, feche em algumas poucas
e boas opções. Aninha orienta seus clientes a escolher as bebidas de acordo com
a estação: “No calor, cerveja cai superbem, mas no inverno, não”. Claro, isso
não é regra. Se o seu público não passa sem uma cervejinha gelada, não é o
termômetro que vai estragar o brinde.
Cálculo base
1 garrafa de vinho para cada duas ou três pessoas
1 garrafa de espumante para cada duas pessoas
1 garrafa de destilado para 15 pessoas
1 garrafa de cerveja para cada pessoa
E não se esqueça de incluir água e gelo nas compras!
2 - Atenção às minorias
Vegetarianos, alérgicos, intolerantes a lactose... Para ninguém
passar fome, pergunte antes se os convidados têm restrições alimentares ou
providencie curingas para servir no dia.
3 - Frio bom
Se não tiver aparatos para esquentar a comida, como réchauds,
invista em pratos frios, como saladas,
tortas, quiches, cuscuz marroquino ou o tradicional cuscuz paulista.
4 - Para que complicar ?
Uma entrada (que pode ser uma salada), uma carne com um
acompanhamento, mais uma segunda opção, como uma torta ou uma massa, é o menu
mais enxuto possível para um jantar, diz a banqueteira Aninha Gonzalez. Resista
à tentação de estrear aquele prato incrível no dia D. “Inventar misturas
agridoces, combinações mirabolantes ou testar novas receitas pode não dar certo
em dia de festa”, alerta Aninha. Mais do que elaborações complicadas ou itens
caros, o essencial é usar ingredientes de qualidade. Servir uma salada de
mussarela de búfala, manjericão e tomates, com um bom azeite e um pão italiano,
é simples e delicioso.
5 - Acerte os ponteiros
Se o convite é para as 20h ou 21h, subentende-se que será
servido um jantar, certo? Caso a ideia for fazer uma balada, marque o encontro
para depois das 22h. Assim, ninguém vai chegar faminto e você poderá oferecer
apenas aperitivos, como queijos, castanhas e frutas secas.
6 - Um para todos
A infraestrutura é caseira e os convidados são muitos? Evite
cardápios com finalização em pratos individuais. “Para mais de 20 pessoas,
pense em pratos únicos, como lasanha, bacalhoada, assados, que ficam no forno à espera dos
convidados”, sugere a jornalista Chris Campos.
7 - Um passo à frente
Adiante o que for possível. Faça croutons na véspera, rale os
queijos, prepare o molho da carne (que ficará até mais gostoso). Deixe para
acrescentar ervas e pimenta-do-reino no dia. Caldas e sobremesas também podem
ficar prontas na geladeira. “É loucura deixar para fazer tudo no dia. Eu
congelo quiches e bolos, que ficam perfeitos”, conta a jornalista Chris Campos.
O segredo é deixar para dourar a quiche ao aquecê-la e confeitar o bolo na data
do evento ou na véspera.
8 - Seja fiel ao seu estilo
Quem tem um estilo clássico dificilmente vai se sentir bem numa
roupa toda moderna, não é? O mesmo vale para a casa: o décor da festa tem de
seguir a alma do lugar.
9 - Luz especial
Iluminação bem pensada é fundamental para deixar a sala de
todo dia com cara de festa. Apague as lâmpadas do teto e dê destaque às luzes
indiretas. Crie spots no chão, virando o abajur para a parede. Espalhe velas
pela casa – você pode até alugá-las em empresas especializadas. E improvise:
copos e taças podem se transformar em lanternas e ganhar cúpulas de papel. “Na
festa de uma cliente pianista, usamos cones feitos com partituras para cobrir
taças com velas”, conta Estela Curiori, do Caraminholando – Atelier de Festas.
10 - Look sem aperto
Anfitriã à vontade costuma deixar os convidados igualmente à
vontade. “Não é hora de se arrumar demais nem de usar aquele vestido justo que
não deixa nem você se sentar”, aconselha a banqueteira Aninha Gonzalez. Mas
também não vale encarar a Dona Xepa e receber os amigos com a roupa respingada
de comida, pondera a jornalista Chris Campos. Noves fora, escolha um modelo
bonito e confortável, como um vestido na altura dos joelhos ou uma calça e uma
camisa com as mangas dobradas (para facilitar a vida na cozinha).
11 - Hi-lo na mesa
Sabe o conceito fashion de misturar peças de grife com outras
mais simplesinhas? Também vale na hora de montar uma mesa. “Com critério e
criatividade dá para misturar copos americanos a taças e louças brancas com
peças antigas. Fica até mais interessante”, garante a jornalista Chris Campos.
12- Amigo versátil
Guardanapos são aliados na decoração. Você sempre pode pensar
num mimo para prender o tecido ou dobrá-lo de um jeitinho charmoso. Brancos de
linho são um clássico, mas eles podem ser coloridos ou até de papel, com lindas
estampas.
13 - Louça sem falta
Não se iluda achando que os convidados vão usar o mesmo copo a
noite inteira. Se a lista tem 30 convidados, é preciso providenciar mais do que
30 pratos, 30 copos e 30 pares de talheres, principalmente se não houver um
serviço de copeira eficiente. Organize-se para ter, ao menos, dez peças a mais
de cada item. Se preciso, alugue materiais.
14 - Saia do armário
Atenção! Cristais e belas louças servem para ser usados e não
para ficar trancados em cristaleiras.
15 - Cerveja chique
Para dispor a cerveja de maneira mais charmosa, coloque as
garrafas ou latas em tachos de cobre, de latão ou em baldes de alumínio com
muito gelo.
16 - Mova os móveis
Você é daqueles que adoram ficar mudando os móveis de lugar?
Então, essa é a hora de se jogar na arrumação. Reposicione as peças da sala
para criar lounges e facilitar a conversa. Em festas com até 15 convidados,
dois ambientes são suficientes. Mas a partir de 20 pessoas a tendência é que o
grupo se divida, diz a festeira Estela Curiori. Por isso, monte espaços
agradáveis pela casa, seja na sala de TV, na de estar ou na varanda. Para
proteger o sofá, use mantas sobre o estofado.
17 - Lavabo no capricho
Esse espaço das visitas pede um cuidado especial. Equipe o
lavabo com sabonetes, vela cheirosa, várias trocas de toalha e um kit
emergência, com remédios para dor de cabeça, absorventes, fio dental e afins.
Se possível, peça para um funcionário vistoriar se está tudo em ordem durante a
festa. “Flores como lírios e angélicas são ideais para o lavabo, porque mantêm
o ambiente sempre cheiroso”, indica o florista Vic Meirelles. Se quiser dar
ares de superprodução, forre o chão com ramos de ciprestes.
18 - Feira livre
Nem só de flores vive um arranjo. Folhagens, vasos de temperos,
pimentas e mini legumes também dão aquele toque de cor e frescor que toda festa
precisa. Da mesma forma, as frutas podem sair da cozinha e ir para a sala. “Uma
sopeira com maçãs, bowls com mangas ou uvas, por exemplo”, ensina o florista
Vic Meirelles. “Além de decorativas, elas alimentam!”
19 - Calendário das flores
Compre as flores com dois ou até três dias de
antecedência e lembre-se de informar ao vendedor quando será a festa, para ter
exemplares “no ponto”. “Rosas e lírios precisam estar abertos no dia do
evento”, avisa Vic Meirelles. Astromélias, que podem ser encontradas o ano
todo, e orquídeas são ótimas opções, recomenda o florista. Na véspera do
evento, monte o arranjo e, no dia, troque a água. Para não errar na montagem,
opte por combinações monocromáticas. Se quiser ousar, misture pink, rosa, roxo
e amarelo, sugere Vic.
20 - Festa em todo canto
Além da mesa, o resto da casa também merece ser “vestido” para o
grande dia. Espalhe flores ou velas pelos ambientes e dê novas funções aos
móveis. Uma estante pode servir de aparador, por exemplo. Use mesas de centro e
laterais para acomodar copos, bandejas e pratos. Objetos de valor sentimental e
bibelôs devem ser guardados para não correr o risco de quebrarem. Mas, caso
isso ocorra, aja com naturalidade para que seu convidado não fique – ainda mais
– constrangido.
21 - Solta o som, DJ!
Música é
essencial. Por isso, além de se preocupar com o cardápio e com a
decoração, gaste algumas horas montando uma trilha sonora para o evento. Em
festas pequenas não é preciso alugar equipamento profissional nem contratar DJ.
Se confiar no bom gosto musical dos amigos, dá para pedir para eles trazerem um
miniplaylist no iPod. No final, o set da festa, gravado em CD, pode virar até
um mimo para os convidados.
22 - Groove is in the heart
Você quer mostrar que é superantenado ou quer pista de dança
bombando? Se escolheu a opção dois, invista em músicas dos anos 80 e 90, que
animam de petit comités a megacasamentos, indica o DJ Igor Cunha. Blondie, Dee
Lite, Depeche Mode, Erasure, Information Society, B’52, Billy Idol, David
Bowie, Duran Duran, Iggy Pop, The Cure, Tim Maia e Jorge Ben Jor são alguns
clássicos. Coletâneas de house music e lounge music também são bons trunfos.
23 - Música non stop
Geralmente, uma hora de som corresponde a cerca de 17 músicas,
explica o DJ Igor Cunha. Calcule quantas faixas você vai precisar para garantir
som inédito até o fim da farra.
24 - De mansinho
O clima é cool e intimista? Bossa nova, sempre ela, é ideal para
o começo da festa ou para a hora do jantar. Outras opções são o tango
eletrônico, no estilo Gotan Project, Karen Souza e soulful house (soul music
com batida eletrônica). “Mas o principal é montar um playlist que combine com
você”, resume Igor Cunha, DJ.
25 - Boa vizinhança
Por fim, mas não por último, faça um agrado aos vizinhos. Um
vaso de flor, uma garrafa de vinho, uma caixa de bombons ou um bolo feito por
você, com um bilhete simpático, avisando que haverá bagunça durante a noite, é
uma medida simples que pode evitar muitos atritos.
Olá! Te convido a visitar o blog CosmetiCoisas que em sua inauguração está com um concurso sensacional para blogueiras! Confira também as vantagens preparadas especialmente pra você! Bjus!!! http://cosmeticoisas.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOlá, Mulher Universo! Gostaria de te convidar para participar do UPViral, trata-se de um programa onde você vota nos 6 sites que estarão no link abaixo, se cadastra, coloca o seu e passa para mais 10 pessoas gerando muitas visitas e tornando seu blog conhecido. Se você pudesse votar e participar seria demais tanto para mim quanto para você! Então vamos participar? Você me ajuda? Obrigada, bjus!!! http://www.upviral.com.br/?id=15436
ResponderExcluir